sexta-feira, janeiro 30, 2009

Há sempre um vencedor. Sempre!

"O investidor explicou, durante um jantar no Fórum Económico Mundial em Davos, que tomou posições curtas sobre o Lehman, o que lhe permitiu lucrar com a desvalorização dos activos. Taleb revelou que até dançou quando soube da notícia.
As declarações feitas durante o jantar deveriam ser off the record, mas Taleb fez questão de dizer que os jornalistas presentes o "deviam" citar. Afirmou ainda que "odeia traders", já que, considera, o negócio de criar e transaccionar derivados é apenas uma das maneiras dos bancos tirarem vantagem dos clientes." [mais]

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Verdades sobre CDS's

"More than 80% of CDS investors do not own the underlying bonds, according to a report on Bloomberg." [mais]

sábado, janeiro 24, 2009

Vicky Cristina Barcelona por Woody Allen [2009]

Match Point é o melhor filme de Woody Allen nos últimos anos. Vicky Cristina Barcelona é um filme simpático. Não passa disso. Para quem, como eu, gosta de Barcelona, também vale pelo bilhete postal da cidade.

6/10

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Símbolos

"O conhecido jornal norte-americano "New York Times" está em conversações para vender parte da sua sede em Manhattan. Esta medida surge como parte de um plano, já anunciado, para aumentar capital e pagar dívida.[mais]"

Um dos aspectos mais tristes desta crise é a queda indirecta de símbolos do ocidente. Danos colaterais dolorosos.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

60º Cubo: Inércia do reencontro



Volume
: Eco
Série: 2.0
Coordenadas: Apparat, Atlas Sound, LCD Soundsystem, Massive Attack, Radiohead,Scarlett Johansson, TBA, The Arcade Fire, Tortoise, Tv On Radio, Wise in Time, Xiu Xiu.
inércia do reencontro.mp3

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Sobre o corte de rating

"A Standard & Poor’s cortou hoje o "rating" da dívida pública da República Portuguesa, de AA- para A+, afirmando que as reformas estruturais delineadas pelo Governo são insuficientes para o país continuar a merecer a notação anterior."[mais]

Apesar de Standard&Poor's ter, neste momento, tanta credibilidade como uma barata, o corte é justificado.

7,9 em 10

Agora, foi a vez da Pitchfork destacar os Buraka Som Sistema: link.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Nostalgia

"A Lycos Europa prepara-se para desactivar o Tripod, um serviço de alojamento de websites com 17 anos.
Segundo o site PaidContentUK, a Lycos Europe prepara-se para acabar com o serviço de alojamento gratuito de websites Tripod. A empresa, que está a acabar com a maior parte dos seus negócios depois de não ter conseguido encontrar um comprador, está a enviar cartas aos utilizadores do Tripod avisando-os para fazer cópias de segurança dos seus sites, sob risco de perderem tudo se não o fizerem."
[mais]

Adapta-se ou morre. Não há meio termo no mundo da tecnologia. Quando comecei a usar a internet, muito antes do google existir, um dos motores de busca reis era a Lycos. O Tripod era o serviço de alojamento de sites da Lycos e foi lá que alojei o meu primeiro website. Hoje quando li que vai fechar, é que tive a percepção do tempo que passou desde que o deixei de usar. Lycos, Excite, Yahoo, Altavista, Terravista... outros tempos, outra internet...

segunda-feira, janeiro 19, 2009

The Curious Case of Benjamin Button por David Fincher [2009]

Belíssimo conto. Fincher assume-se, cada vez mais, como um dos maiores realizadores da sua geração. Grande destaque para o trabalho, brilhante, de adaptação do argumento por parte de Eric Roth.
8/10

sábado, janeiro 17, 2009

Vertigem

É uma indústria que movimenta milhões. É uma indústria que atrai milhões. Neste momento, parece ter entrado em movimento exponencial. Dia após dia a sua evolução é notável. Apesar da extrema violência no melhor que produz, não tenho dúvidas que já atingiu o estatuto de forma de arte. Todos os meses há pelo menos um acontecimento que me deixa perplexo ou inquieto, como este: vídeo. Lamento imenso, que na vertigem dos tempos que vivemos, muitos ainda não tenham parado para realmente ver o quão novo é este mundo paralelo. Infelizmente, tal como tem atraído milhões, há outros tantos, que poderiam ter acesso e estão, inconscientemente a excluir-se.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Seven Pounds por Gabriele Muccino [2008]

Ontem, o meu objectivo era ver o novo filme do Clint Eastwood, Changeling. Uma vez que tem tido promoção na televisão, não pus em causa que não chegaria a uma das 14 salas de cinema de Braga. Infelizmente, não chegou... Sinceramente, não percebo por que se faz uma campanha publicitária forte e depois não se distribui o filme a nível nacional.
Com os melhores filmes em cartaz já vistos, acabei empurrado para o Seven Pounds. Não foram duas obras perdidas, sobretudo pelo desempenho de Rosario Dawson. Trata-se de uma actriz que começou a sua carreira no mítico Kids do Larry Clark e que apesar dos seus 29 anos já entrou em mais de 40 filmes. Há um filme em particular que vale pena recordar, o magnifico 25th Hour de Spike Lee. Rosario Dawson é a mais valia de Seven Pounds, filme que peca pela fraca articulação narrativa, expõe muito cedo aspectos que revelam o twist final e tiram alguma carga melodramática.
6/10

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Ainda 2008

em fotos, pela lente da Reuters: aqui.

59º Cubo: Bifurcação



Volume: Eco
Série: 2.0
Coordenadas: Beach House, Calexico, Cass McCombs, Concha Buika,David Byrne and Brian Eno, David Sylvian and Ryuichi Sakamoto, Deerhunter, Department Of Eagles, Fleet Foxes, Gustavo Santaolalla, The Ruby Suns, The Walkmen, Tv On Radio, Vetiver.
bifurcação.mp3

terça-feira, janeiro 06, 2009

O estranho mundo dos mercados financeiros.

"O multimilionário alemão Adolf Merckle, que perdeu milhões de euros ao apostar na queda das acções da Volkswagen (VW), faleceu onde à noite, depois de ter sido atingido por um comboio na sua cidade natal, no que as autoridades policiais suspeitam ter sido um suicídio."

[mais]

domingo, janeiro 04, 2009

Orgulho

The first robot, named Spirit, landed on 3 January, 2004, followed by its twin, Opportunity, 21 days later.
It was hoped the robots would work for at least three months; but their longevity in the freezing Martian conditions has surprised everyone.
The rovers' data has revealed much about the history of water at Mars' equator billions of years ago..
.
[mais]

A missão destes dois pequenos prodígios da engenharia aeroespacial norte-americana devia ter durado 3 meses, na melhor das hipóteses. Já lá vão 5 anos, o silêncio do éter de Marte foi quebrado e milhares de megabits de informação foram transmitidos para a Terra.
Um dia, este fluxo de Zeros e Uns vai ser interrompido.
Um dia, estes robots gémeos irão adormecer, sobre o solo desolado de Marte, na esperança que um "Major Tom" os resgate do silêncio e os devolva a um museu, onde serão recordados como Edison's do éter marciano.
1.0 (31) 2.0 (56) 3.0 (117) Alfa (9) Árvore (9) Beta (15) Cibéria FM (12) Cinzas (23) Coisas (17) Consola (7) dna (12) Eco (22) Entropia (20) Ferrugem (14) Kubrick (6) Magnum Park (19) Memória (14) Metropolis (22) Notas (1) Planificação (212) promo (1) Rothko (2) Tabaco (20) Vertigem (22)